terça-feira, 25 de janeiro de 2011

IJC realiza primeira etapa do Curso de Liderança Juvenil

atividade do 2º dia do CLJ
No último final de semana, foi realizada a primeira fase do Curso de Liderança Juvenil (CLJ), projeto social oportunizado pelo Instituto de Juventude Contemporânea (IJC), desde 2002, sempre buscando incentivar a formação política da juventude e promover o surgimento de novas jovens lideranças. O CLJ aconteceu entre os dias 21 e 23 de janeiro (2011) na Casa de Formação Obra Kolping do Brasil, no Bairro Mondubin.
Ao todo 40 jovens foram selecionados para as diversas atividades de formação propostas pelo curso. Alex Araújo, membro do grupo JovemTude (organização que atua em favor dos direitos sexuais e reprodutivos da juventude) é uma das jovens lideranças selecionadas para o CLJ e acredita que nesta primeira etapa os alunos tiveram espaço para exporem suas lutas: “Foi bacana porque mostramos nossas histórias de vida, a gente pôde se abrir, mostrar quem somos, tivemos espaço para mostrar nossas lutas com os movimentos sociais.”.
Luizete Vicente, educadora social responsável pelo projeto, afirmou que o começo serviu para tecer discussões sobre formação política, análise de conjuntura e apresentação do IJC, mas serviu principalmente para ouvir as juventudes: “Esse início serviu para conhecer quais desejos, vontades, angústias e sonhos. Também conversamos sobre amor, perdas, relacionamentos e amizades.”. A coordenadora acredita que esse intercâmbio serve como um processo de autoconhecimento para os jovens: “Não adianta levantar uma bandeira, se você não sabe o que quer para si.”, concluiu.
As atividades desenvolvidas são passos para o segundo módulo, que levantará perguntas como “O que é ser jovem? Quais os direitos da juventude? Quais sãos os estatutos em que os jovens estão inseridos?”, norteando as discussões. A segunda etapa acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 2011 na mesma casa de formação.
Comunicação IJC
Siga-nos no Twitter! @ijconline

2 comentários:

  1. Realmente no primeiro momento com o CLJ foi muito
    rico, pois nos conhecemos um pouco mais, fomos
    oportunizados à olhar para dentro de nós mesmos e
    ver o que queremos pra nossas vidas...
    Isso é muito forte para uma juventude que não tem
    muito espaços para expor suas ideias e seus
    desejos, e o IJC proporciona essas experiências.

    Desistir do CLJ??? Claro que não!!!

    Abraços para essa equipe que fortalece
    o movimento juvenil!

    ResponderExcluir
  2. Isso aí, Alex! Desistir do CLJ? Jamais!

    ResponderExcluir