terça-feira, 29 de março de 2011

3ª etapa do CLJ levou jovens para formações em casa de praia

No último final de semana, de sexta a domingo, ocorreu a 3ª fase do Curso de Liderança Juvenil. Dessa vez a socialização e as formações aconteceram numa casa de praia no Porto das Dunas, em Fortaleza, CE.

Na noite de sexta, as jovens lideranças ficaram responsáveis por levar objetos que os ligam às entidades que representam, fazendo com que diversas discussões fossem levantadas a respeito de Sexualidade, Cultura, Religião, Movimentos Comunitários, dentre outros temas em debate conduzido pelos próprios jovens, permitindo um intercâmbio de experiências que se estendeu por toda a noite.

Ao sábado, a pedagoga Madalena de Paula Gonçalves facilitou uma formação sobre educação popular, trabalhos em grupo, construção coletiva do conhecimento e protagonismo juvenil a partir do pensamento de Paulo Freire, onde para fortalecimento e autonomia de um grupo é preciso “acreditar que a gente aprende uns com os outros. A gente deve partir do conhecimento de cada um pra trazer novas descobertas”, afirmou. Durante todo o final de semana também foram discutidos nas formações temas como trabalho em rede, comunicação popular e elaboração de projetos.

“Foi diferente a interação na casa de praia, porque eles tiveram responsabilidades com a casa, houve divisão de tarefas, desde alimentação até o cuidado com o espaço. Isso ajudou muito na proximidade entre os grupos, eles funcionaram bem”, afirmou Luizete Vicente, coordenadora do projeto.

Apesar de em alguns momentos ter sentido falta de uma sala de reuniões, o jovem Rubéns Lopes, 23 anos, arte-educador do Projovem, crê que na casa de praia “o formato das oficinas foi diferente, o ambiente não era formal, a troca de experiências foi maior.” e afirmou convicto: “Eu fiquei com gostinho de quero mais”.

O próximo encontro do CLJ vai acontecer de 15 a 17 de abril e vai dar continuidade à oficina de elaboração de projetos e dialogar sobre participação juvenil, políticas públicas de juventude, dentre outros temas.

Comunicação IJC

Siga-nos no Twitter! @ijconline

7 comentários:

  1. Maravilhosos momentos!!! Sem comentários as oficinas, debates e palestras. O grupo é sensacional. Parabéns IJC. Vcs me conquistaram.

    Visitem meu blog: sarinhawar.blogspot.com
    e o da JM: missaoradical.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei de verdade, já tem foto no meu orkut e logo mais posto no meu blog...
    bjos a tod@s

    ResponderExcluir
  3. Sara, pode deixar que seu blog já foi visitado por nós e já está como link aqui no blog do CLJ! Quem tiver blog e quiser colocar aqui, é só avisar e passar o endereço do link!

    Ah, Rubéns, a foto que colocamos aqui foi 'roubada' do seu orkut, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  4. já estou com saudade dessa galera bacana e bem comprometida, adorei tudo e todos...

    Bjs galera do ijc amei v6!

    ResponderExcluir
  5. Kris, é muito bom saber que conseguimos selecionar uma turma de primeira. Também estamos com saudade, que todas essas experiências não terminem com o fim do curso, mas que sejam o começo de um árduo, mas instigante trabalho em prol de uma sociedade mais justa!

    ResponderExcluir
  6. O mais massa de tudo e exatamente isso, no final do CLJ ainda teremos muitos momentos juntos, momentos enriquecedores e de maxima importancia em nossas vidas enquanto lideranças jovens!

    ResponderExcluir