sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Gincana da Sexualidade animou jovens na 2ª Etapa do CLJ

Turma do CLJ 2011
A segunda fase do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) contou com uma gincana diferente, que tratou de temas, muitas vezes considerados como tabus, de maneira divertida. Os jovens foram submetidos jogos como um “quizz” sobre temas que envolvem questões LGBT, Direitos Sexuais, DST/HIV/AIDS, exploração sexual, dentre outras temáticas.

A jovem do CLJ Germana Freitas, ponto focal jovem do Ceará no Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, acredita que na escola não são abordados esses temas devido ao preconceito da sociedade, pois quando são tratadas essas questões na sala de aula, sempre acontecem de maneira superficial: “Na escola mal falam sobre isso, acho que ainda existem muitos tabus, os pais também acham que falar sobre sexualidade é incentivar o ato sexual.”, disse.

A próxima etapa do CLJ, o módulo III, tratará sobre Organizações Juvenis e vai acontecer de 25 a 27 março. Dentre as temáticas envolvidas estão Intercâmbio de Experiências, Educação Popular e Método Paulo Freire, Trabalho em Rede, Comunicação Popular e Elaboração de Projetos.

Veja aqui todas as fotos da Segunda Etapa do #CLJ no nosso álbum picasa!

Comunicação IJC

Siga-nos no Twitter! > @ijconline

6 comentários:

  1. Concordo com a Germana, creio que todas as escolas deveriam trabalhar essas temáticas. Sem dúvidas, isso ajudaria na formação de cidadãos menos preconceituosos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei debate e dedicação de cada um e cada uma nas tarefinhas... foi uma maneira diferente de aprender!!! e tb gostaria de agradecer aos nossos jurados, Lidia, Labelle, Marjorie e Marcos!!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente as escolas e os pais ainda têm muito medo de abordar esse tema tão instigante e podemos observar que em todos os lugares que formos jovens gostam de conversar sobre isso, porque é difícil conversarem com alguém, pois pode ser taxado de pervertid@, então quando os jovens conseguem visualizar uma abertura nesse assunto eles se sentem em casa.

    E a gincana da sexualidade foi uma forma de demonstrarmos essa nossa euforia de aprender um pouco mais sobre nós mesmos e nossos corpos...

    E os jurados foram muito bem escolhidos, toda a equipe do IJC/CLJ está de parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Ainda temos que enfrentar muitas barreiras, Alex. Atividades como essa são extremamente esclarecedoras. É importante que vocês, joves lideranças do CLJ, levem essa pauta para outros espaços e também para dentro de casa. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Tumém concordo... Enquanto houver (sermos) frentes de discussões sobre estes temas, alcançaremos um degrau a mais na construção da sociedade que idealizamos.

    P.S.: Cadê eu que não estou na foto?

    ResponderExcluir
  6. verdade, notamos um certo pre conceito nas instituicoes de ensino que nao possuem abertura pra essas questoes...

    ResponderExcluir