domingo, 22 de maio de 2011

CLJ chega ao fim, mas promete seminário sobre juventudes ainda este semestre

A última etapa do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) aconteceu neste fim de semana num casarão no Porto das Dunas, em Fortaleza. No sábado, após uma tarde com formação sobre Conselhos de Juventude, as jovens lideranças promoveram uma festa à fantasia para as despedidas, com performances e muita música numa boate com jogo de luz e decoração feita pelos integrantes do curso.
Renato, Roger e Sara, jovens lideranças em formação


Labelle Poul, militante da juventude negra e LGBT e articuladora política da Coordenadoria da Diversidade Sexual da prefeitura, participou do 2º CLJ, em 2006, e foi convidada para estar presente neste fim de semana de encerramento das atividades. Para ela, esta edição priorizou a diversidade. “Cada jovem do CLJ faz parte de um grupo. A gente tem uma presença muito maior de jovens LGBTs, jovens que fazem a discussão da questão etnicorracial, jovens que estão em espaços políticos. Na época em que eu participei, a atuação do grupo era pequena, hoje essa galera usa dessa formação muito bem, eles levam o que eles aprendem pro campo. Eu já tinha uma atuação na militância, mas depois do CLJ ampliou muito mais, abriu muitas portas e ver que essa galera, que já tem uma atuação muito boa, está aqui se fortalecendo, melhorando sua prática, isso é muito bom”, disse.
O jovem participante do CLJ Nelson Oliveira, suplente e ponto focal da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP Ceará) acredita que não sofreu preconceitos. “Depois que eu vim pro CLJ eu descobri que a juventude pode ser bem melhor do que eu pensava. Quando eu cheguei aqui no curso eu achava que ia ser tratado como ‘o diferente’, que poderia ter algum tipo de resistência na aproximação, mas todo mundo me tratou super bem”. Sobre as experiências e transformações, Nelson diz que o CLJ “deu segurança nos seminários, me deu suporte na questão do ativismo do movimento DST e Aids”, concluiu.
No domingo aconteceu um debate com Ismênio Bezerra e Afonso Thiago, representantes das Coordenadorias Políticas de Juventude do governo estadual e do município, respectivamente, as jovens lideranças esclareceram suas dúvidas e debateram sobre a atuação da coordenadoria em defesa dos interesses das juventudes.
É importante lembrar que, mesmo esta sendo a última etapa, o trabalho dos jovens não para por aqui. Agora equipes foram divididas para que um seminário seja realizado ainda este semestre. O seminário analisará as estratégias para mobilização social das juventudes e está sendo produzido pelas lideranças do CLJ, sendo voltado para todas as juventudes de Fortaleza e trazendo diversos painéis, palestras, oficinas e apresentações artísticas. Em breve começam aqui no blog e no site do IJC a divulgação e as inscrições, fiquem atentos.
Comunicação IJC
Siga-nos no Twitter! > @ijconline

Nenhum comentário:

Postar um comentário